Diariamente por toda a Europa há milhões de pessoas que confiam na Arriva para ir para o trabalho ou para a escola, visitar amigos e familiares, para deslocação aos serviços públicos, ao centro comercial ou para se divertirem. Os nossos autocarros, comboios e barcos são serviços essenciais operados por pessoas residentes nas comunidades que servem.
Todos os dias estamos em contacto com empresas públicas e privadas e com governos nacionais, regionais e locais em toda a Europa.
Informamos todas as partes interessadas no sector dos transportes que queremos negociar com elas e que elas podem beneficiar dos nossos conhecimentos e experiência.
Exploramos redes de diferentes dimensões e podemos contribuir para o planeamento dos transportes, desenvolvimento serviços e disponibilização de soluções integradas.
Estamos na vanguarda da tecnologia de ponta e em medidas inovadoras que visam incentivar cada vez mais pessoas a optar pelos transportes públicos.
A nossa estratégiaOs nossos conhecimentos e a compreensão dos mercados dos transportes e dos modelos empresariais são aspectos fundamentais para nos ajudar a implementar a nossa estratégia. Procuramos:
- Aproveitar as oportunidades de crescimento potenciadas pela liberalização do mercado dos transportes;
- Investir de forma selectiva em aquisições específicas;
- Apostar na adjudicação e manutenção dos contratos ganhos;
- Constituir parcerias sólidas com as partes interessadas, incluindo autoridades responsáveis pela adjudicação de contratos e governos nacionais e locais;
- Melhorar as empresas existentes através de uma gestão baseada nas melhores práticas, através da melhoria e da inovação constantes do serviço prestado;
- Respeitar e desenvolver as competências de todos os nossos funcionários;
Os nossos valores
Trabalhamos com base num conjunto de valores e ética que nos ajudam a disponibilizar aos nossos passageiros e utentes bem como às autoridades de transportes serviços de elevada qualidade, tendo em conta os seguintes aspectos fundamentais:
- Colocar a segurança dos nossos funcionários e clientes em primeiro lugar;
- Respeitar tanto o indivíduo como as várias comunidades que servimos, apoiados por uma cultura assente na integridade e na honestidade;
- Gerir o impacto ambiental das nossas actividades e incentivar o desenvolvimento sustentável dos transportes públicos;
- Reconhecer a importância de trabalhar em conjunto e manter relações fortes a nível local é fundamental para a prestação de serviços de qualidade;
- Prever a mudança e identificar a melhor forma de satisfazer as necessidades dos clientes;
- Manter uma vocação comercial forte capaz de criar valor a longo prazo para todos os interessados;
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A nossa visão assenta em quatro pilares principais:
- Segurança
- Comunidade
- Ambiente
- Pessoas
As políticas que orientam a nossa postura comercial são definidas pelo nosso comité de responsabilidade empresarial que orienta toda a abordagem do grupo.
Segurança
A segurança dos nossos clientes e funcionários é a nossa preocupação principal. É fulcral para os nossos valores e evidente nos nossos procedimentos operacionais.
A nossa abordagem à gestão de segurança inclui formação específica para gestores de operações seniores, funcionários e supervisores. Fornecemos formação aos funcionários que inclui, quando apropriado, uma abordagem segura à condução, assistência a clientes e gestão de conflitos.
Os nossos locais operacionais são alvo de auditorias periódicas internas ao nível da segurança e das normas em vigor.
Comunidade
O transporte é uma função vital da vida quotidiana e reconhecemos que temos um papel importante na vida económico-social dos países europeus em que operamos.
Nós e os nossos funcionários apoiamos organizações comunitárias, onde se incluem instituições de caridade, escolas, grupos comunitários e desportivos. Os jovens e a sua segurança, a educação e a formação estão na base de muitas das nossas actividades comunitárias.
Para assegurar que correspondamos às expectativas dos nossos passageiros, é vital saber qual a experiência deles na utilização dos nossos serviços. Em todo o nosso grupo, é dada toda a atenção à opinião dos nossos clientes sobre os nossos serviços e trabalhamos para melhorar a experiência de viajar com a Arriva.
Ambiente
Além dos esforços para minimizar o impacto ambiental das nossas operações, queremos também aumentar a consciencialização geral das vantagens ambientais dos transportes públicos e encorajar a sua utilização.
Encorajando mais pessoas a utilizarem os autocarros e os comboios mais frequentemente em detrimento do transporte individual, procuramos contribuir para a diminuição do congestionamento de tráfego automóvel nas nossas cidades e vilas, para uma mais eficiente utilização dos meios de transportes e consequentemente para a redução de emissões de CO2.
Em 2008, definimos como desafio a redução das emissões de gases com efeito de estufa em 15 por cento, na mesma base de comparação, a partir do nível de 2006, até 2012.
Continuamos a trabalhar neste sentido utilizando uma maior percentagem de combustível com menor impacto ao nível de carbono em vez do diesel tradicional, um combustível fóssil, e recorrendo a novas tecnologias com o objectivo de minimizar o consumo de combustível. Utilizamos técnicas de apoio aos condutores de comboios e autocarros para melhorarem a eficácia da sua condução, sem afectar a duração das viagens e a operação.
Também procuramos reduzir o consumo energético noutras áreas da nossa empresa, através da utilização de equipamentos do tipo turbinas eólicas, equipamento de poupança de energia e unidades de recuperação de água.


As pessoas
Temos uma responsabilidade para com os nossos funcionários: encorajar a diversidade, apoiar o seu desenvolvimento profissional e reconhecer o seu contributo para o grupo e para as comunidades locais.
O nosso objectivo é o de oferecer um ambiente de trabalho onde haja apoio e respeito, onde todos recebam formação e mais valias que lhes permitam atingir o seu verdadeiro potencial.
Dentre o vasto leque de recursos de aprendizagem que oferecemos, incluem-se as capacidades técnicas, a saúde e a segurança, a assistência ao cliente, a gestão de recursos humanos e línguas estrangeiras.
Trabalhamos afincadamente para desenvolver parcerias com os nossos funcionários, sindicatos e comissões de trabalhadores e damos muita importância a uma comunicação regular por diferentes meios, desde sondagens a boletins informativos.
O nosso programa de desenvolvimento de quadros permite-lhes experimentar locais de trabalho reais e uma oportunidade de sentir as operações da Arriva fora do seu país de origem
