Síntese

O nosso impacto social assenta em quatro áreas principais:

  • Segurança
  • Comunidade
  • Ambiente
  • As pessoas

As políticas que orientam a nossa postura comercial encontram-se publicadas no nosso Website (em Inglês). O nosso comité de responsabilidade empresarial orienta a abordagem do grupo.

Segurança

A segurança dos nossos clientes e funcionários é a nossa preocupação principal. É fulcral para os nossos valores e os nossos procedimentos operacionais.

A nossa abordagem à gestão de segurança inclui formação específica para gestores de operações seniores, funcionários e supervisores. Fornecemos formação aos funcionários que inclui, quando apropriado, uma abordagem segura à condução, assistência a clientes e gestão de conflitos.

Os nossos locais operacionais são alvo de auditorias periódicas internas ao nível da segurança e de normas.

Comunidade

O transporte é uma função vital da vida quotidiana e reconhecemos que temos um papel importante na vida económico-social dos 11 países europeus em que operamos.

Nós e os nossos funcionários apoiamos organizações comunitárias, onde se incluem instituições de caridade, escolas, grupos comunitários e desportivos. Os jovens e a sua segurança, a educação e a formação estão na base de muitas das nossas actividades comunitárias.

Para assegurar que correspondamos às expectativas dos nossos passageiros, é vital saber qual a experiência deles na utilização dos nossos serviços. Em todo o nosso grupo, é dada toda a atenção à opinião dos nossos clientes sobre os nossos serviços e trabalhamos para melhorar a experiência de viajar com a Arriva.

Ambiente

Além dos esforços para minimizar o impacto ambiental das nossas operações, queremos também aumentar a consciencialização geral das vantagens ambientais dos transportes públicos e encorajar a sua utilização.

Se for possível encorajar mais pessoas a utilizar autocarros e comboios mais frequentemente, a menor congestão ajuda ao melhor funcionamento dos transportes públicos com uma utilização mais eficiente do combustível e emissões reduzidas.

Em 2008, definimos o desafio da redução das emissões de gases com efeito de estufa em 15 por cento, na mesma base de comparação, a partir do nível de 2006, até 2012.

Estamos a trabalhar para reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa. Para tal, iremos utilizar uma maior percentagem de combustível com menor impacto ao nível de carbono em vez do diesel tradicional, um combustível fóssil, e efectuar melhorias no consumo de combustível. Utilizamos tecnologia para ajudar os condutores de comboios e autocarros a aumentar a eficácia de operação sem afectar a duração das viagens.

Também estamos a tentar reduzir o consumo energético noutras áreas da nossa empresa, através da utilização de equipamentos do tipo turbinas eólicas, equipamento de poupança de energia e unidades de recuperação de água.

As pessoas

Temos uma responsabilidade para com os nossos funcionários: encorajar a diversidade, apoiar o seu desenvolvimento profissional e reconhecer o seu contributo para o grupo e para as comunidades locais.

O nosso objectivo é o de oferecer um ambiente de trabalho onde haja apoio e respeito, onde todos recebam formação e mais valias que lhes permitam atingir o seu verdadeiro potencial.

Dentre o vasto leque de recursos de aprendizagem que oferecemos, incluem-se as capacidades técnicas, a saúde e a segurança, a assistência ao cliente, a gestão de recursos humanos e línguas estrangeiras.

Trabalhamos afincadamente para desenvolver parcerias com os nossos funcionários, sindicatos e comissões de trabalhadores e damos muita importância a uma comunicação regular por diferentes meios, desde sondagens a boletins informativos.

O nosso programa de desenvolvimento de universitários permite-lhes experimentar locais de trabalho reais e uma oportunidade de sentir as operações da Arriva fora do seu país de origem.