Arquivo Histórico

AUTO RODOVIÁRIA DO MINHO | AMÂNDIO OLIVEIRA
A 28 de março de 1926 o Sr Amândio Oliveira torna-se num dos pioneiros do transporte público em Portugal
Esta história remonta no entanto ao principio do Século estando intimamente ligada ao seu fundador, Amândio Oliveira, nascido em Garfe em 15 de Fevereiro de 1910. Amândio começou a acompanhar o sei pai na venda de produtos horticolas em feiras do Minho; tinha então nove anos.
Estas viagens eram feitas de carroça e numa delas o seu pai fica incapacitado devido a um acidente.
Os primeiros tempos dos veículos motorizados foram vividos com grande espirito de aventura por parte de Amândio Oliveira que se lembrou de trazer um autocarro para a aldeia de Garfe. Assim fez e no dia 28 de Março de 1926 o autocarro chega pela primeira vez. Essa é a data que fica para a história como dia de fundação da empresa.
Assim, ainda só com 16 anos, começa a conduzir a carreira, substituindo assim as carroças nesse serviço.
Embora tenha sido dado um enorme passo no progresso, a verdade é que este veio acompanhado de grandes problemas no desenvolvimento do negócio. Este progresso era naturalmente dificil já que as estradas eram muito más e os veículos bastante frágeis.
Durante quinze anos o seu fundador foi motorista, cobrador, empresário e incentivador do uso do transporte público.
Até 1978 a companhia usou sempre o seu nome, embora nos autocarros o nome utilizado fosse Auto Rodoviária do Minho de Amândio Oliveira.
Foi nesse ano que com a sua esposa, a Dª Beatriz Domingues Basto e com dois filhos constitui a sociedade Amândio Transportes de Oliveira e Filhos.
Amândio Oliveira morre em 1981 depois de prolongada doença
Ficam então com a responsabilidade da gestão os seus filhos Manuel Basto de Oliveira e Amândio Basto de Oliveira. De seguida a empresa muda o nome paraAMI – Amândio & Irmão ( Transportes ), Lda.
A AMI trouxe à actividade uma constante modernização de meios sendo pioneira na introdução de sistemas computurizados ou agente único. Foi também o primeiro operador privado em toda a região a norte da Estremadura a colocar em serviço autocarros articulados nas suas carreiras.
O espirito pioneiro do seu fundador manteve-se sendo possível verificar que em 1994 70% da sua frota era composta por autocarros novos.

EMPRESA SOARES | Os autocarros da Cidade Berço
O fundador da empresa foi o Sr João Carlos Soares nasceu em Outubro de 1901.
A sua vida profissional iniciou-se na venda em feiras embora o seu interesse pelo
transporte público o tenha levado a criar a sua empresa em 6 de Junho de 1929.
O crescimento da empresa é a par docrescimento da própria cidade de Guimarães.
Em 17 de Outubro de 1958 constitui a firma João Carlos Soares e Filhos.
João Carlos morre em 1960 tendo sido então substituido na gerencia pelo seu filho Henrique Fernando Carlos Soares. O crescimento da empresa continua de uma e vai ser especialmente notável quando ganha o Serviço de Transportes da Cidade de Guimarães, a empresa antecessora da actual Transurbanos de Guimarães.
Na altura o serviço fundamental da empresa era a ligação entre Guimarães e a Póvoa de Varzim mas com a aquisição da empresa Joaquim Rodrigues da Póvoa de Lanhoso, passou também a operar a linha de Taipas para o Porto. Também dessa época é uma nova ligação que opera de Fafe para o Porto por Guimarães e Famalicão.
Em 1988 adquire a empresa Viação Costa e Lino de Vila do Conde.
Com a morte de Henrique Soares em 1993 a gerencia passa para o Sr Manuel Soares, João Carlos Soares e Jose Carlos Soares.
Em 1998 compra à empresa João Ferreira das Neves a carreira Guimarães Porto bem como uma série de serviços na área de Pevidém, Airão e Joane.
João Carlos Soares era conhecido a nível nacional e no estrangeiro pelos pneus com faixas brancas já que quando já todas as outras empresas haviam abandonado essa caracteristica, a empresa Soares manteve-a em todos os seus autocarros até ter passado para a ARRIVA.

Abílio da Costa Moreira | a Andorinha da Portela
O Senhor Abílio da Costa Moreira nasceu em Mouquim, Vila Nova de Famalicão a 7 de Maio de 1899.
Como detestava a agricultura, juntou-se com o seu primo Luciano, comprou um camião que converteu em autocarro.
Começou a fazer serviços em dias de mercado em Famalicão dependendo os serviços das necessidades dos clientes.
Entretanto os industriais do transporte público da época juntam-se e distribuem entre si as operações.
Não há registos anteriores a 1926, no entanto do ano seguinte já os há, aparecendo linhas que ligam Famalicão a  Braga e a Guimarães, estas já em nome de Abílio da Costa Moreira. A sua primeira garagem foi na Portela, Antas São Tiago. Devido ao nome da localidade, a empresa tornou-se conhecida por “Andorinha da Portela”
Em 1935 a garagem muda-se para Cortinhas, local onde Abílio da Costa Moreira havia construído também algo bastante diferente; a Escola Primária. Toda a família trabalhava na empresa que geria, embora nos anos sessenta tenha passado este cargo para o seu genro. Nesse tempo, Abílio ainda conduzia autocarros. Em 26 de Março de 1964 constitui-se a sociedade Abílio da Costa Moreira sendo sócios ele próprio, a esposa, fila e genro. Abílio da Costa Moreira faleceu em 22 de Setembro de 1989 tendo deixado um forte legado na história industrial de Vila Nova de Famalicão